Vamos ver então, o que significa encíclica e o que o Papa disse sobre a responsabilidade de todos nós na proteção ambiental?
Encíclica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A carta encíclica, ou apenas vulgarmente encíclica (Litterae Encyclicae1 ) é uma circular papal2 , um documento pontifício, dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. O termo "epistola encyclica" parece ter sido introduzido pelo Papa Bento XIV (1740-1758).
Geralmente as encíclicas se dirigem aos Patriarcas, Arcebispos, Bispos, Presbíteros, Filhos e Filhas da Igreja, os fiéis; todavia o círculo pode-se alargar para compreender todo o "homem de boa vontade"4 .
Trata de matéria doutrinária em variados campos: fé, costumes, culto, doutrina social, etc.
A matéria nela contida não é formalmente objeto de fé. Mas, a ela, se deve o religioso obséquio do assentimento exterior e interior. Logo, uma "encíclica não define um dogma, mas atualiza a doutrina católica através de um ensinamento ou um tema da atualidade e é vista como a posição da Igreja Católica sobre um determinado tema. Normalmente, uma encíclica é designada pelas suas primeiras palavras a partir do texto em latim"5 .
Exemplos de encíclicas: "Rerum Novarum" (Papa Leão XIII) sobre a questão operária; "Casti Connubii"(Papa Pio XI) sobre a moral conjugal; "Mediator Dei" (Papa Pio XII) sobre Liturgia; "Humani Generis" (Papa Pio XII) sobre alguns erros que ameaçam a fé; "Laborem Exercens" (Papa João Paulo II) sobre o trabalho humano; "Fides et Ratio" (Papa João Paulo II) sobre as relações entre fé e razão; Non abbiamo bisogno (Pio XI) sobre o fascismo e Mit brennender Sorge do mesmo Papa sobre o nacional-socialismo; etc.
As encíclicas que o Papa Bento XVI escreveu foram Deus Caritas est, Spe salvi e Caritas in Veritate.
O Papa Francisco escreveu, até o momento, as encíclicas Lumen Fidei, Evangelii Gaudium e Laudato Si'.
OBS. :Antes da atual Encíclica sobre o meio ambiente Francisco escreveu também as acima citadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário